terça-feira, 2 de junho de 2009

Uni-duni-tê. O escolhido é ........

O Pelotas já estreou com vitória na segunda fase. A tranquilidade impera na Boca do Lobo. O time está bem, está entrosado, não encontra adversários à altura, tem o artilheiro do século em campo. Enfim... tudo são rosas. Num momento como esse, só se esforçando muito Beto Campos encontraria "sarna para se coçar", como diz o ditado. Mas ele encontrou.

A boa notícia é que o "problema" desenterrado pelo comandante é aquela dúvida que todo técnico queria ter: quem escalar para o ataque ? É lógico que Sandro Sotilli tem lugar garantido entre os 11. Vice-artilheiro do gauchão 2009, autor de 28 gols pelo áureo-cerúleo em um ano, o atleta vive uma excelente fase mesmo com a idade avançada. A interrogação está em quem seria o seu companheiro de ataque ideal.

Em enquete realizada pelo programa "Toque Esportivo", da TV UCPel, percebi uma ligeira vantagem de Tiago Duarte na preferência do torcedor. Ele é um atleta rápido que passou muito bem pelo clube no ano passado, e só não foi bem no gauchão deste ano em função de uma lesão. O gol marcado contra o São Paulo aqui em Pelotas, uma pintura, mostra que ele tem plenas condições de assumir a titularidade. O entrosamento com Sotilli também ajuda. Dá para dizer que, com Sotilli e Duarte, o lobo ficaria bem caracterizado, com um jogador de velocidade e outro rápido que sabe fazer a área.

Apesar disso, eu insistiria com Dauri. Acredito que o atacante não esteja mostrando o seu melhor futebol com as cores do Pelotas, e nesse sentido a idade avançada colabora para as más atuações. Mesmo assim, ele tem a técnica de um camisa 10, o toque refinado, a facilidade para trocar de função no gramado sem precisar de grandes esforços. Dauri é polivalente. Ele está longe de ser o artilheiro dos tempos de 15 e Juventude, mas ainda é um atleta importante para a equipe.

O que falta para Dauri ? Entrosamento com Sotilli. Os dois 2 jogadores tem se marcado, ocupado o mesmo espaço no campo. Não adianta ter atletas que saibam fazer várias funções e deixá-los realizando a mesma. "Soti" tem que definir em que momentos vai jogar mais centralizado e em que momentos vai cair pelas pontas, assim como Dauri, que gosta de jogar pelo meio campo quando volta um pouco mais.

Beto Campos é o responsável por fazer com que Dauri e Sotilli, atual dupla de titulares, dê certo. Se ambos continuarem cometendo os erros bobos que estão ocorrendo, vou ser obrigado a me render à tantos áureo-cerúleos que clamam pelo nome de Tiago Duarte na Boca do Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário