quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Os adversários da Segundona

Falta pouco. A Segundona Gaúcha está por começar. Na primeira fase, oito equipes, seis classificam. A missão inicial não assusta, mas sempre é bom estar atento. Adversários agora, podem ser também os oponentes nas fases decisivas. Para que nada surpreenda torcedores de Pelotas e Farroupilha, o Olha o chute faz a seguir um resumo sobre cada equipe da primeira fase.

14 de Julho

Fundação:
14 de Julho de 1902

Estádio: João Martins
Principal título: 3 tricampeonatos de Santana do Livramento (1943/44/45; 1958/59/60 e 1964/65/66)
Curiosidade: É o terceiro clube mais antigo do Brasil, consequentemente, o primeiro rubro-negro do País.

Segundona: Assim como o Farroupilha, o time de Livramento chega ao certame com mudanças no comando técnico antes mesmo da bola rolar. Príncipe Jajá, demitido há poucos dias, dá lugar a Luís Dário dos Santos, o "Carioca". A demissão se deu após um amistoso. Junto com o treinador foram demitidos Marcelo Prates, auxiliar técnico e irmão de Jajá, os zagueiros Robson Paraná e Silvanei, além do atacante Carlão. Foram contratados três uruguaios: O meia Alejandro, o goleiro Miguel Odalis e o volante Jonathan Olivera. A maior esperança dos torcedores está depositada em Tiago Treichel, que já passou pelo Pelotas, no início da carreira.
Palpite: Não é concorrência para o áureo-cerúleo. Deve chegar, no máximo, na segunda fase.


Bagé

Fundação: 5 de Agosto de 1920
Estádio: Pedra Moura
Principal título: Campeão Gaúcho 1925
Curiosidade: Em 1957 a Seleção Bageense enfrentou, na Pedra Moura, o Santos Futebol Clube. O resultado foi 2 a 2. O mais curioso, porém, foi quem marcou um dos gols: Pelé.

Segundona: Experiência é a fórmula que o jalde-negro encontrou para tentar retornar ao primeiro escalão do futebol estadual. Na equipe comandada por Luiz Clóvis Lemos a principal peça do grupo é o zagueiro Aládio, um especialista em subir equipes para a elite do futebol gaúcho. No entanto, ele não está sozinho no time de "vovôs". Leandro Guerreiro e Luciano Ritta são outros atletas que conhecem bem o certame. Outro jogador conhecido dos pelotenses é o zagueiro Alex Silveira, que iniciou a carreira no Brasil de Pelotas. Ele deve ser titular durante a competição. Uma curiosidade em relação ao atual elenco é a presença de Sun Bo. O atleta, que ano passado disputou dois amistosos e marcou dois gols, é sul coreano. Em 2008 ele não disputou a Lupi Martins por não estar regularizado. O Bagé já entrou em campo nesta temporada. No primeiro Ba-Gua do ano, válido pelo Campeonato Citadino (que prevê quatro clássicos), o placar terminou empatado: 1 a 1. Eduardo Lence fez o gol da equipe.
Palpite: A experiência conta a favor do time, mas o tempo de duração da Segundona pode prejudicar os mais velhos. É um dilema. Mesmo assim, pode surpreender, chegando, na pior das hipóteses, até a segunda fase.


Flamengo

Fundação: 7 de Janeiro de 1957
Estádio: Farroupilha
Principal título: Campeão Citadino de Alegrete (1962, 1963 e 1964)
Curiosidade: O estádio Farroupilha, local onde acontecem os jogos do clube, passou por uma ampliação e agora pode comportar um público de 12 mil espectadores. O Flamengo de Alegrete é juntamente com a prefeitura da cidade e FGF o organizador do EFIPAN, torneio de futebol infantil mais tradicional do mundo, reconhecido pela FIFA, CONMEBOL e CBF.

Segundona:
Contra dois adversários sem expressão o Flamengo foi bem. Aplicou 4 a 1 no São Paulo de Uruguaiana, com gols de Tiago (duas vezes), Jé e Adão. Depois goleou o Riachuelo, de Alegrete, por 7 a 0. Na partida, Cyro Leães, técnico do time, escalou os reservas no primeiro tempo e os titulares no segundo. Os gols foram marcados por Fábio e Igor (dois cada), Tiago, Adão e Itamar. No entanto, no amistoso mais forte a equipe foi goleada. Jogando em São Gabriel, a equipe rubro-negra levou 4 a 1 para o time que leva o mesmo nome da cidade. O gol de desconto foi de Adão.
Palpite: Por ser uma equipe inexperiente não deverá assustar. Quando jogarem contra a equipe, porém, a dupla Far-Pel deverá ter atenção especial no atacante Adão, que marcou nos três amistosos citados. Vale lembrar que não é o famoso Adão, conhecido no interior gaúcho.

Guarany

Fundação: 19 de Abril de 1907
Estádio: Estrela D'Alva
Principal título: Campeão Gaúcho 1920 e 1938
Curiosidade: O time já enfrentou três seleções: Uruguai, Paraguai e Rússia.

Segundona:
Após ser rebaixado em 2008, o time comandado por Paulo Henrique Marques chega ao campeonato bem planejado. Os preparativos visando a Segundona começaram ainda no ano passado. Para buscar o acesso, o clube trouxe Edimário, jogador experiente e com identificação com o torcedor. Além do retorno do meia, que estava no Pelotas, Ilson, Fabrício, Altiere e Michel Lugo são outros que estavam no clube ano passado e voltam a defender as cores vermelha e branca. O grande reforço para a temporada pode ser Adão, atualmente no Sapucaiense. Apesar da negociação não se confirmar, os gols parecem não ser problema, ao menos até o momento. Em amistoso contra os atletas da base do clube, os profissionais venceram por 7 a 0. Já no Ba-Gua, as dificuldades foram bem maiores: 1 a 1. Daniel Quevedo fez o gol do Guarany.
Palpite:
Analisando o resultado do Ba-Gua percebe-se um nivelamento técnico. Se souberem aproveitar as chances, quem sabe não tentam unir as forças como fizeram Brasil e Farroupilha em 2004? Pode ir longe.

Rio Grande

Fundação: 19 de Julho de 1900
Estádio: Arthur Lawson
Principal título: Campeão Gaúcho 1936
Curiosidade: O clube mais antigo do Brasil recebeu uma homenagem da CBF que entra para a história. O dia de fundação do Rio Grande passou a ser o "Dia do Futebol".

Segundona:
A primeira derrota do Rio Grande para o Pelotas foi Joel Cornelli. O técnico estava acertado com o clube, mas a proposta do Lobo tirou o comandante do Vovô. Depois disso, o pior. Ao chegar de maneira heróica ao jogo final do Campeonato Citadino, o time foi derrotado por seu maior rival pelo placar de 4 a 2. A chance de se recuperar bem de tudo isso é dia 4 de março, quando o clube enfrenta em casa o Cerro Largo Fútbol Club, time da primeira divisão uruguaia.
Palpite:
As adversidades que o clube já enfrentou no início de 2009 serão ainda maiores na Segundona. Não deve ser este ano que o Vovô retornará ao primeiro escalão do futebol gaúcho.

São Paulo

Fundação: 4 de Outubro de 1908
Estádio: Aldo Dapuzzo
Principal título: Campeão Gaúcho 1933
Curiosidade: Um dos maiores públicos que o Aldo Dapuzzo já recebeu foi em 1980. O jogo terminou 0 a 0, mas o torcedor saiu satisfeito, o adversário era o Flamengo, de Zico.

Segundona:
Ano passado uma excelente campanha levou o Leão ao octogonal final da competição estadual. Este ano, uma vitória sobre seu maior rival, no Citadino, quebrou um tabu: Desde 2004 a equipe não vencia o Rio Grande. A alegria não parou por aí. O título da cidade foi conquistado. Para alegrar ainda mais o torcedor, a meta agora é subir. Para isso, a direção não poupa esforços. Até um africano foi contratado. Trata-se do zagueiro nigeriano Nonzo, 21 anos, indicado pelo técnico do Leão, Paulo Cunha. Outro estrangeiro contratado é Gary Castillo, atacante uruguaio de 24 anos. Além das atrações internacionais, destaca-se Thiago Verri, primo de Dunga. O atleta tem 23 anos. Entre os conhecidos do torcedor pelotense estão Maicon Schumacher, zagueiro que passou pelo Fantasma, e Kesler, atacante que também já atuou no tricolor fragatense.
Palpite:
O recente retrospecto do clube não permite uma previsão diferente. O São Paulo é um dos favoritos no certame.


Referências: Arquivo de clubes Entrevero Portal do Alegrete Site oficial do Bagé Site oficial do São Paulo Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário