quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PALHAÇADA !!!

Não há como descrever de outra forma a atitude do árbitro Fabrício Neves Corrêa, ao final do confronto entre Brasil e Ulbra, válido pela 8ª rodada do Gauchão.
Eram marcados 48 minutos do segundo tempo quando Rogério Pereira marcou o 5º gol da equipe de Canoas. Na comemoração, uma infeliz simulação de tiros na direção da bandeira do eterno ídolo Claudio Milar. O ato não caiu bem para Alex Martins, que foi para cima do atacante adversário.

A briga foi generalizada. É impossível dizer que algum jogador não tenha se envolvido na confusão. Talvez Fred, que sofreu uma voadora por trás e caiu no chão. De qualquer forma, a decisão de Fabrício ao expulsar 4 jogadores do xavante e somente 2 da Ulbra foi injusta e suspeita.
Rogério, que iniciou a confusão, não teve punição alguma. O Brasil sai prejudicado e deveria pedir um recurso pelos seus atletas. Por mais equivocada que tenha sido a atitude de partir para a violência, é errado punir uma só equipe de forma tão pesada, como fez um infeliz Fabrício Neves Corrêa, que conduziu o jogo muito mal e contribuiu para que a partida esquentasse.

Erraram os jogadores da Ulbra, que provocaram uma equipe que perdia de 5 a 2 e vive situação complicada no campeonato. Erraram os jogadores do Brasil ao comprar essa briga, embora na minha opinião seja um crime mexer com quem não está mais aqui para se defender. Mas mesmo com todos os erros, só o xavante pagará essa conta. Daqui a 12 dias, a equipe joga um dos seus confrontos mais importantes, contra o Inter-SM em Santa Maria, sem Danrlei, Luciano, Gleidson e Alex Martins. Será complicado...

O JOGO

O Brasil começou bem a partida, pressionando a Ulbra e apertando a saída de bola do time visitante.
A equipe vinha a campo com 2 atacantes de características diferentes e 2 alas que apoiam bem pelos lados. Gleidson foi referência pelos lados, Gabriel na frente e Rodrigo atrás. Cléber Gaúcho e Magno certamente sentiram a maratona de jogos, pois não tiveram atuação destacada.
Apesar do começo, o time de Canoas tocava bem a bola. Aos 18 minutos, numa bobeira coletiva da zaga, o pênalti foi assinalado. Lê cobrou para fazer 1 a 0.

Menos de 10 minutos depois, Gleidson partiu pela esquerda. O passe foi errado, mas o desvio na zaga deixou Gabriel livre para fuzilar e empatar o jogo. Aos 39, em um escanteio, Danrlei sai mal do gol, e Lê faz o seu segundo na partida.
No intervalo, Cláudião colocou Rodrigo Antônio e Lyndson, indo para o tudo ou nada. O segundo entrou na lateral direita. A tática até deu certo, pois aos 5 minutos Gabriel deixou tudo igual novamente.

O Brasil tinha a posse, mas não conseguia criar oportunidades claras. A entrada de Júnior no time da Ulbra mudou um pouco o panorama do jogo, já que esse jogador passou a explorar as costas de Lyndson. O resultado veio aos 26. Num contra-ataque rápido, a equipe visitante pegou a defensiva Rubro-Negra fora do lugar. Léo Dias rolou para Jé, que mandou uma bomba no ângulo, fazendo um golaço: 3 a 2 Ulbra.

O gol fez com que Cláudio Duarte mandasse a campo Porcellis, acabando com qualquer padrão tático por parte do Brasil. Júnior fez o quarto da Ulbra ao natural, aos 36, após cruzamento do lado direito. O árbitro havia dado 3 minutos de acréscimo. O quinto da equipe visitante saiu aos 47, e descambou em toda a confusão acima citada. Fabrício Neves Corrêa paralisou a partida, que ficou interrompida por mais de 10 minutos, até que o árbitro expulsasse os 6 jogadores e encerrasse o evento.

MEDIDAS

Amanhã encerra o prazo para novas contratações nos clubes que disputam o gauchão 2009. Novos jogadores só poderão ser inscritos junto a federação até as 19 horas.
O zagueiro Bruno Pereira e o volante Marcos Tora deverão ser confirmados como reforços para a taça Fábio Koff.
Na coletiva de imprensa realizada após o jogo, o presidente Hélder Lopes confirmou o contato com o ex-goleiro xavante Alex Figueiredo, tendo em vista que Luciano e Danrlei estarão suspensos na primeira partida do torneio. Há ainda a possibilidade das contratações de um lateral e de um atacante. Também não são descartadas possíveis dispensas.

Sobre as expulsões de hoje, o presidente Hélder Lopes apenas comentou que a atitude dos seus jogadores foi infeliz frente ao ocorrido. A diretoria ainda não anunciou se vai entrar com algum recurso para tentar anular a suspensão de seus atletas. Agora é torcer para que o segundo turno do campeonato gaúcho dê mais alegrias à torcida xavante....

BRASIL(2): Danrlei; Adriano Cella(Lyndson), Rodrigo, Alex Martins e Gleidson; Fred, Edenilso(Porcellis), Cléber Gaúcho e Magno; Gabriel e Rafael Paraíba(Rodrigo Antônio)
Técnico: Cláudio Duarte

ULBRA(5): André; Henrique, Cuca, Anderson Sefrin e Émerson Ávila(Junior); Wanderson, Gavião, Jé e Léo Dias(Rogério Pereira); Lê e Tatá(Felipe Klein)
Técnico: Beto Almeida

CARTÕES AMARELOS: Rodrigo e Edenilso(Brasil); Anderson Sefrin, Émerson Ávila e Gavião(Ulbra)
CARTÕES VERMELHOS: Danrlei, Luciano, Alex Martins e Gleidson(Brasil); Juninho e Henrique(Ulbra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário